quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Localizar os seus recursos do memoQ


Por vezes deparamo-nos com erros que advêm de simples pormenores que descuramos. Falo, por exemplo, de quando recebemos aquela notificação electrónica (que normalmente muito nos irrita) que nos indica que existiu este ou aquele problema e como tal não é possível ao sistema realizar a ação que lhe foi pedida.
Quando os nomes dos recursos que utilizamos, ao trabalhar com o memoQ, são muito extensos podem existir coflitos com outros processos do mesmo, desde logo, com a exportação da tradução em si. Tal pode acontecer devido ao longo caminho percorrido pelos recursos, que leva a que o seu nome vá ficando cada vez mais extenso, podendo original algumas incompatibilidades. Para prevenir que tal aconteça deverá escolher qual o caminho que estes deverão percorrer.
Para tal vá a Ferramentas > Opções... > Locais.


A caixa de diálogo Locais difere ligeiramente entre algumas das versões mais antigas do memoQ e muda consideravelmente no memoQ 2013 R2, mantendo-se igual no memoQ 2014. Nas duas últimas versões encontrará três separadores: Projetos, Recursos e Pasta Temporária (que se mantém sem tradução na versão 2014 onde se pode ler "Temporary folder"). No separador projetos é possível localizar os projetos em curso e os conluídos separadamente.
 


A imagem acima mostra os caminhos padrão existentes no memoQ, ao escolher o seu, de preferência um caminho curto, pode tornar mais fácil o processo de encontrar e recuperar os seus recursos e evita erros que advêm de ficheiros com nomes muito extensos.


CCM


                                              





Sem comentários:

Enviar um comentário